sábado, 28 de maio de 2011

Retrospectiva

'Faça o bem de coração,sem esperar retorno algum.Mas acredite ,coisas boas irão te presentear'


Voltando aos posts relacionados à vida pessoal ,me senti segura o bastante para relatar um momento meu.
Para quem não sabe,sou acadêmica de Fisioterapia cursando o 6°/7° período.E obrigatóriamente deve ser realizado estágio em 3 níveis de complexidade.O que faço atualmente é direcionado a neurofuncional,mas específicamente em neuropediatria.
Lá é uma obra social que atende crianças com deficiências neuromotoras,as chamadas especiais,além da casa mantida para  orfãos e crianças que as famílias não têm situação financeira e estrutural para criar.
O meu primeiro contado,a primeira visita foi um tanto chocante para mim que raramente tive contato com crianças em tais condições.Algumas com o cognitivo e parte motora severamente alterados,chamados até pelos leigos como "leguminhos".Outras com cognitivo preservado,entendendo tudo que se passa,mas com a parte motora com complicações.Esses são os mais complicados,não tanto pela patologia,mas por perceberem tudo que acontece com o seu corpo e limitações impostas pela doença.
O corpo humano é mesmo muito complexo,complicado e me fascina.Mas existe algumas síndromes,que nós da área da saúde somente tentamos manter o quadro ou retardar a evolução normal.É ruim saber de algumas coisas e saber o curso natural desses distúrbios,mas no momento da terapia tudo isso é 'esquecido' transformado em momento lúdico ,onde por meio de brincadeiras conseguimos alcançar nossos objetivos.E incrível como essas crianças tem a capacidade de jogar fora todas as minhas preocupações,tristezas e problemas.Tantas já me fizeram sorrir quando tudo conspirava a me fazer chorar,tantas me abraçaram quando eu precisava ser confortada e muitas me emocionaram por demonstrar tanto carinho e sorrisos sinceros.
É extremamente gratificante ver a evolução positiva de um paciente ,cuja sua patologia faz com que o próprio organismo se agride reduzindo a força muscular,logo movimentos e vice versa a tornando cadeirante e dependente para realizar tarefas que lhe eram comum e agora retornando a andar.Seus passos curtos,desequilíbrio e insegurança típico de uma criança dando seus primeiros passos sozinha e sendo agradecida com um olhar risonho ,cheio de lágrimas esperando para escorrer pelo rosto e um sorriso tímido no canto do rosto.A sensação de vitória é muito minha,o coração acelera a cada passo dado,sem explicação.Me desculpem o termo ,mas é do caralho,emocionante demais.Não sei se vocês conseguem entender todas essas sensações que transmiti.Mas exemplificando,é como você alcançar a meta estabelecida pelo seu trabalho.
O que me trouxe aqui para relatar isso tudo foi uma paciente que me perguntou até quando continuarei lá,e de acordo com documentos da faculdade,me foi estabelecido até o fim do mês que vem.Ao passar isso para ela e depois de muitos porquês,ela se calou me olhou com olhos marejados e depois de algum tempo de silêncio,ela me pediu meu telefone,dizendo que quando sentisse saudades me ligaria,no meu aniversário,Natal e ano novo.Me perguntou pra quem ela iria contar as novidades dela,e sobre os meninos mais lindos do colégio,música e esmaltes.
Não quero despedidas,e me recuso a lembrar o dia que terei que sair de lá.As lágrimas saem bobas,e quando vejo estou soluçando que nem bebê.Me apeguei,me apeguei muito.E não é por menos.Minha maior vontade é continuar lá até o final do ano ,e depois de formada continuar indo como voluntária.É encantador como todos se tratam como uma família e os olhares carinhosos.E disso não quero me distanciar nunca.

2 comentários:

  1. Conviver com pessoas assim,faz com a gente dê mais valor a vida, as coisas simples e amolece o coração também.
    Experiência otima né flor!

    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Que bonito guria, o trabalho que tu realiza, muito importante, eu diria. Passar nosso tempo com pessoas assim, faz com que valorizemos mais ainda o que temos e em mim, desperta um desejo de ajudar, de fazer o melhor por elas. Beijinhos

    ResponderExcluir

Seu segredo aqui .

Related Posts with Thumbnails